Capoeira é a Distorção no Movimento da Parada!

domingo, 24 de maio de 2009

Mestra Janja: fundadora do grupo Nzinga de capoeira angola

"Sou discípula que aprende,
meu mestre me deu lição:
Tradição e educação entre angoleiros baianos"

Mestra Janja nasceu em Feira de Santana. Rosangela Costa Araújo é formada em História pela Universidade Federal da Bahia(UFBA) e Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (USP).
Mestra Janja é fundadora e presidenta do Instituto Nzinga de Estudos da Capoeira Angola e de Tradições Educativas Banto no Brasil. As finalidade do Instituto Nzinga são a pesquisa e a difusão da Capoeira Angola e demais tradições educativas da matriz banto africana a ela vinculada (artigos e monografias sobre Capoeira Angola e suas interfaces educacionais e sociológicas), promoção social educação, e anti-racismo.
Figura muito importante e reconhecida no cenário da capoeira atual. Começou a treinar capoeira angola no GCAP nos anos 80. Gostaria de colocar mais informações sobre a mestra Janja, mas acontece que não consegui achar muitas coisas sobre a vida dela. Fora o site de seu Instituto e grupo de capoeira angola só consegui encontrar duas entrevistas suas que disponibilizarei nesta postagem. Até que procurei bastante sua tese de doutoramento "Iê, Viva Meu Mestre. A Capoeira Angola da 'escola pastiniana' como práxis educativa" em Educação pela USP mas não consegui achar nada. Das entrevistas uma não sei direito para qual revista foi feita a entrevista. Consegui esta entrevista na internet e parece ate que ela não foi totalmente diagramada. A outra entrevista foi concedida para o Zine Inventando Polvora. fanzine que divulga concepções de mundo censuradas, buscando discuti-las, pensá-las, promocioná-las e/ou vivê-las. O e-mail para contato com o fanzine é este :inventandopolvora@inventandopolvora.org.
Em uma outra postagem colocarei o cd do grupo nzinga.

para baixar a entrevista clique aqui e aqui


fontes:
http://www.inventandopolvora.org/

http://www.nzinga.org.br

Nenhum comentário: