Capoeira é a Distorção no Movimento da Parada!

quarta-feira, 17 de junho de 2009

A peleja de Riachão com o Diabo

"Riachão tava cantando
na cidade do Açu.
Quando apareceu um nego
da espécie de Urubu.
Tinha camisa de solo,
a calça de couro cru,

beiços grossos e virados,
como a sola de um chinelo,
um olho muito encarnado

o outro bastante amarelo.
Esse chamou Riachão
para ir cantar martelo

Riachão arrespondeu:
Não canto com nego desconhecido!
Por que pode ser escravo
e ande por aqui fugido
.
Isso é dar calda a nambu
e só entra nego inxerido.

D-- Eu sou livre como o vento
a minha linhagem é nobre,
com muitos mais ilustrados
que o sol no mundo cobre.
Nasci dentro da grandeza.

Não sai da raça pobre.

R-- Você nega por que quer.
Está conhecido demais.
Diga se está fugido.
diga quanto tempo faz?
Se você não for cativo
obra desmente sinais

D-- Seja rico seja escravo
eu quero cantar martelo.
Afine sua viola!
Vamo entra num duelo.
Se com minha presença
o senhor ta ficando amarelo

R-- Vejo um vulto tão pequeno
que nem posso enxergar.
Parece que não precisa
nem a viola afinar.
Pela ramagem da árvore
vê-se os fruto que ela dá.

D-- Riachão isso são frases
de um homem muito atrasado.
Por que são vistos os fenômenos
que na terra tem se dado:
Uma cobra pequenina

mata um boi agigantado

R-- Meu Riachão pela seca
dá cheia descomunal,
das correntezas do rio
descem grandes animais:

Jibóias, surucujubas
e monstruosos jaguais

D-- O jaguar me rende culto.
A serpente aos meus pés morre.
Quando chega a minha ira
só um poder o socorre!
Digo ao rio:pare aí;
a água para e não corre!

R-- Você não é Jesué
que mandou o sol parar
e esses parou três dias
para a guerra se acabar.
Nem Moisés com sua vara
fez a água do mar secar.

D-- Faço tudo que eu quiser
minha força é sem limite!
Os feitos por mim obrados
não vejo homem que os cite.
Eu determino uma coisa
não há força que evite

R-- Salomão também fazia
o que queria fazer.
Por mei de mágica e química
quis novamente nascer,
em vez do nascimento
ele conseguiu morrer!

D-- Salomão facilitou
confiado na ciência
encaminhou tudo bem
mas faltou-lhe a paciência
se não fosse esse erro
tinha outra existência!"

Então
galera da capoeira, esse é uma ladainha que encontrei na internet retirado dum cordel muito popular que conta a história da peleja entre Riachão e o Diabo. Não consegui descobrir quem canta a ladainha. No final da ladainha ele pede a bênção a alguns Mestr@s, mas não deu pra sacar quem que ta cantando.
Vou colocar para quem quiser curtir na integra o cordel completo em formato pdf e a ladainha em formato mp3.

Para baixar o cordel clique aquiPara baixar o arquivo de mp3 clique aqui

Um comentário:

M.Autóctone. disse...

Saudação rei,

Grato pelo blog.

O mp3 esta com o mesmo link do pdf, agradeço.

Paz.