Capoeira é a Distorção no Movimento da Parada!

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Mestre Cobra Mansa e a permangola

"A Capoeira Angola é o movimento dos africanos no Brasil. Uma mistura de danças e lutas tradicionais vinda dos povos bantos e está ligada aos rituais afro-brasileiros. A música é orgânica e ritualizada, acompanhada por bateria completa de oito instrumentos."



A Capoeira Angola teve início com a vinda dos africanos para o Brasil. Vicente Ferreira Pastinha (Mestre Pastinha) se destacou nesse estilo. Ele inaugurou no ano de 1941 o Centro Esportivo de Capoeira Angola.

O Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros reuniu Mestres para mais um Encontro de Capoeira Angola na vila de São Jorge.

Nomes como Mestre Cobra Mansa, Pelé da Bomba, Sabú e Vermelho participaram do evento mostrando suas habilidades e contando as experiências do mundo da Capoeira. Dentre as experiências dos mestres capoeiristas está a de Cinésio Feliciano Peçanha, o Mestre Cobra Mansa, também conhecido por Mestre Cobrinha.

Natural do Rio de Janeiro, aos treze anos foi para Salvador, onde se interessou pela Capoeira e, aos quinze, tornou-se aluno de Mestre Morais e depois Mestre Josias, seguidores de Mestre Pastinha. Esse foi o ponto de partida para grandes mudanças em sua vida, desde o modo de viver ao atual respeito à natureza.

Segundo ele, a Capoeira é um instrumento muito forte para conscientização sobre as situações atuais do mundo moderno. O trabalho com crianças pode levar a formação de um mundo melhor.

Engajado nesse sentido, Mestre Cobra Mansa desenvolve um trabalho que une a Capoeira com a Ecologia, ou seja, a permacultura, denominado por ele de Permangola e desenvolvido no Kilombo Tenondé - Centro Agropecologico, Cultural e Educativo em Valença, no Estado da Bahia.

A permacultura foi criada na Austrália na década de 70 e é atualmente difundida pelo mundo todo. Ela é a reunião do conhecimento tradicional com novas técnicas no intuito de criar soluções permanentes baseados na inteligência natural.

Segundo Mestre Cobrinha, o espaço tem fundamentos enraizados na vida do Quilombo e sua harmonia comunitária, cultural e ambiental. Agindo na realização da regeneração da criatividade, do pensamento construtivo, dos ideais das aldeias, mocambos e tribos dos antepassados.

O Kilombo Tenondé está situado numa área de sessenta hectares cortadas por um rio, tem o objetivo de criar o equilíbrio harmônico entre o urbano e o rural, entre a cidade e a roça, entre o concreto e a selva, entre o homem/mulher com o homem/mulher e o seu meio ambiente. É um intervenção Agroecológica com a Capoeira Angola.

Esse espaço recebe visitantes de várias partes do mundo que se isolam por dez dias e praticam exercícios de capoeira, yoga e outros. Há ainda práticas e palestras sobre sistemas alternativos de construção, agricultura e energia com o desenvolvimento de oficinas de reciclagem e aproveitamento; construção de casas de taipas com adobe, captação de água e ainda a casa de farinha que produz alimentos naturais.

Mestre Cobra Mansa valoriza a Capoeira como uma atividade de iniciação ao conhecimento como um todo. Unindo a Capoeira e permacultura ele acredita estar dando os primeiros passos para a sustentabilidade, não só na região e sim em todo o restante do mundo.

Nenhum comentário: