Capoeira é a Distorção no Movimento da Parada!

domingo, 26 de abril de 2009

Besouro o Filme

Está em fase de produção uma das maiores criações do cinema nacional no ano de 2009. BESOURO O FILME.
O filme contará a história do lendário capoeirista Besouro Mangangá também conhecido como Besouro Cordão de Ouro apelido dado devido o fato de utilizar um grande cordão de ouro no peito.
O filme baseou-se no livro de Marco Carvalho, 56 anos, "Feijoada no Paraíso".
Em uma entrevista sobre o personagem histórico o autor compara-o a algumas personalidades históricas e coloca em destaque algumas diferenças entre elas e o capoeirista colocando-o em uma posição privilegiada graças ao seu modo de atuação contra o sistema opressor e racista de sua época. O autor diz "Lampião, Zumbi e [Antônio] Conselheiro, para ficar só nesses três exemplos, foram homens que comandavam grandes grupos de revoltosos, homens e mulheres fora-da-lei, e que só se tornaram realmente famosos depois que as forças públicas se lançaram com violência contra eles. Ou seja: antes de virarem os mitos que são hoje, entraram para a história pelo noticiário policial, literalmente pela porta dos fundos. Já Besouro era um homem que agia sozinho e que não teve sobre si quase nenhum registro oficial. Mesmo assim já era um mito local mesmo antes de morrer, aos 26 anos, e hoje é um personagem conhecido e cultuado no universo da capoeira e dos negros da bahia graças exclusivamente à Tradição Oral. São as músicas sobre ele que o perpetuam, através das rodas de capoeira. E isso é um caso raro e poderoso de popularidade de uma personalidade histórica. Algo digno de admiração e estudo."
A trilha sonora do filme ficou por conta de Naná Vasconcelos, Nação Zumbi e o produtor musical Rica Amabis. A canção tema do filme está sendo criada por Gilberto Gil.
A produção do filme, na sua divulgação muito inspirada na eleição do presidente estadunidense Barack Obama, utiliza uma grande quantidade de mídias para a realização da publicidade do filme. Já esta no ar o blog www.besouroofilme.com.br/blog, que acompanha o passo a passo da produção do filme e disponibiliza o making off do filme, vídeos e jornais com matérias relacionadas ao filme além do que já existe uma comunidade no orkut que debate o filme. Está nos planos da produtora Mixer a criação de um livro com fotografias do filme, a produção de um desenho animado, games e séries de TV. O objetivo da produtora é criar uma convergência de mídias chamada de "360 graus". Para ler na íntegra a materia do jornal que explica esta estratégia clique aqui.
O jornal carioca O Dia marcou o lançamento do filme no Rio de Janeiro dando destaque para o fato de o herói do épico ser negro e filho de Ogum . Para ler a reportagem clique aqui e para baixar o documento em .pdf clique aqui.
Uma prévia do filme foi encontrada no blog capoeira de vênus

fontes:

http://capoeiradevenus.blogspot.com/search/label/Cinema

http://www.besouroofilme.com.br/blog/

Nenhum comentário: