Capoeira é a Distorção no Movimento da Parada!

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Mestre João Grande: Eu sou aventureiro, sou andarilho, gosto de andar pelo mundo!

"Eu sou a fruta madura
que cai do pé lentamente
Na queda larga a semente
Procura uma terra fresca
para ser fruta novamente"
(bule-bule)

Mestre João Grande, nome de batismo João Oliveira dos Santos, nasceu na cidade baiana de Itají no ano de 1933. Desde muito pequeno trabalhou na roça ajudando seu pai. Ia para o meio da mata para observar os bichos e com dez anos começou a se maravilhar com os movimentos dos animais. Como os pássaros voavam e não batiam uns nos outros. Como os peixes nadavam sem bater um no outro e impressionou-se muito com a harmonia dos movimentos dos animais.
Muito novo saiu da roça e foi trabalhar na cidade. Lá viu dois negros que aplicavam um corta-capim um no outro. Curioso perguntou a um mais velho o que era aquilo. A resposta foi a seguinte"Aquilo ali é dança de Nego Nagô. Dança Nagô é esse pessoal que vem da África , esse pessoal africano e se chama Nagô".
Nas suas palavras Capoeira é "Uma dança, uma arte, uma profissão, uma cultura. Agora, naquela dança ali, se ele tiver coagido ele tem que reagir com luta. É uma dança, mas na hora que está precisando é uma luta[...]Capoeira é africana desenvolvida no Brasil. Os africanos trouxeram ela para cá mas não trouxeram como capoeira, trouxeram como dança que se desenvolveu no Brasil, no mato ralo, o mato ralo chama capoeira.
Capoeira é irmão do Camdomblé. Muitos Mestres não querem acreditar. Tudo o que veio da África é irmão do outro. [...]O Camdomblé, o samba, a capoeira, são irmão.[...]Capoeira é mandinga, antigamente chamavam de mandinga, falavam assim 'Cadê a mandinga, onde é a brincadeira, vamos praticar aonde, vamos vadiar aonde?'."
Para criar sua própria expressão dentro da capoeira, Mestre João Grande se inspira totalmente na natureza. No movimento dos bichos. Não copia nada de ninguém. De nenhum outro capoeirista. Respeitando seu próprio ritmo, admirando a natureza qualquer capoeirista pode criar sua própria expressão de jogo.
Aos vinte anos, depois da morte de sua mãe, foi para a Bahia. Após um ano em Salvador encontrou uma roda onde se jogava a dança de nagô.
O que que é isso? Isso aqui é Capoeira. Onde aprende isso? Com Mestre Pastinha!Se aprende Capoeira é com Mestre Pastinha!
Quando conheceu Mestre Pastinha ele disse a Pastinha que fazia futebol e luta livre. O Mestre lhe respondeu: "Larga tudo isso que isso não presta. Segue a capoeira que você vai crescer na Capoeira, porque a Capoeira é a mãe de todas as lutas e todas as danças."
Aprendeu Capoeira com todos os seus antigos: Cobrinha Verde, Daniel Noronha, Espinho remoso, Livino, Valdemar, João Pequeno, Onça Preta e Bom Cabrito.
Cresceu dentro da capoeira ouvindo as histórias dos grandes jogadores. A história que mais o impressionou foi a do Besouro Mangangá vencido apenas por uma faca de Tucum e isso por que uma moça já lhe havia aberto o corpo cortando sua proteção pessoal.
Em 1958 passou três meses viajando da Chapada Diamantina à Brasília. Trabalhou na construção civil batendo estaca. Com a futura capital em construção não tinha onde treinar. "Treinava sozinho no meio do mato. treinava sozinho com as moitas e com os bichos. Fazia todos os movimentos sozinho. Não tinha ninguém para treinar[...]Todo dia acordava cedo e treinava sozinho no mato. Treinava no mato. Treinava com os pés de mato. Rabo-de-arraia, sapinho, rolê."
Sempre praticou a capoeira trabalhando duramente para se sustentar. Para Mestre João Grande "A Capoeira Angola vem do trabalhador, vem de baixo. Trapicheiro, ajudante de caminhão, carregador, doqueiro, pedreiro, carroceiro, pescador, vem de baixo. Quando parava o trabalho já tinha um berimbau lá. O couro comia nas docas." Por causa de sua origem tanto a capoeira quanto os seus/suas praticantes sempre foram vistos como marginais: "Ninguém gostava de capoeirista. Se você era capoeirista e a filha de um cidadão daquele olhasse para você e se você quisesse namorar com ela o pai dizia: ' Não aquele é capoeira, coisa de vagabundo, aquele é capadócio, malandro. Quem joga capoeira é malandro'".
Em 1966 começou a viajar pelo mundo. Primeiramente foi a África junto com Mestre Pastinha e seus outros discípulos apresentar a capoeira de Angola no Festival Mundial das Artes Negras.
Em 1970 começou a fazer shows. Em 1974 foi à Europa apresentando o maculelê, samba de roda, camdomblé, puxada de rede, samba. Em 1976 foi à França e outros países com o Grupo Folclórico "Viva Bahia", coordenado pela professora e folclorista Emília Biancardi .
Em 1970, Mestre Pastinha assim se manifestou sobre João Pequeno e seu companheiro João Grande: "Eles serão os grandes capoeiras do futuro e para isso trabalhei e lutei com eles e por eles. Serão mestres mesmo, não professores de improviso, como existem por aí e que só servem para destruir nossa tradição que é tão bela. A esses rapazes ensinei tudo o que sei, até mesmo o pulo do gato".
Alguns anos depois vai aos Estados Unidos da América e começa a dar aulas no Harlem. Montou sua academia CAPOEIRA ANGOLA CENTER OF MESTRE JOAO GRANDE em Nova York e continua dando aulas e treinos, além de viagens para apresentações e rodas de capoeira.
Foi condecorado, em 1990, com a Medalha do Mérito Desportivo, uma das mais altas condecorações na área do Esporte do Brasil. Mestre João Grande gravou, também em 1990, pelo Programa Nacional de Capoeira, o seu primeiro disco solo. Mestre João Grande recebeu, nos Estados Unidos, o título de doutor (Doctor of Humane Letters). Reconhecimento pelo excelente serviço que ele tem prestado à cultura popular do mundo através. Foi a primeira vez que um título desses foi outorgado a um metre de capoeira.

"Os jovens capoeiristas tem que seguir a capoeira como uma dança, não como uma luta, e se unir uns aos outros, para crescer a capoeira no Brasil, seja capoeira Regional ou Angola. Crescer por que se você sair da linha , não fizer aquilo que com seu coração limpo, a capoeira nunca cresce. Briga nunca cresce na capoeira. Nada com Briga cresce"

para baixar o cd de Mestre João Grande clique aqui


Para ler a entrevista de Mestre João Grande clique aqui
para baixar a entrevista clique aqui
fontes:

http://www.muzenza.com.br/port/historia_gmestres.php

http://www.myspace.com/mestrejoaogrande_nyc

http://www.joaogrande.org/index.htm

http://www.jornalexpress.com.br/noticias/primeira.php?id_jornal=13170


Nenhum comentário: