Capoeira é a Distorção no Movimento da Parada!

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Capoeira no terreiro de Mestre Waldemar

"Toda artista que não acredita no fato que só o povo é o eterno creador, que só dele pode vir a fôrça e a verdadeira possibilidade de expressão artística, deveria assistir a uma capoeira baiana"

Este post é sobre um artigo para a revista Fundamentos - Revista de Cultura Moderna feito no ano de 1950. O artigo foi escrito pela musicista Eunice Catunda militante do Partido Comunista. Este escrito é resultado de uma visita casual da musicista ao terreiro do Mestre Waldemar na Paixão. Nesta ocasião Eunice estava conhecendo o bairro da Liberdade, bairro proletário onde, na época, ocorriam ocupações por parte dos trabalhadores e trabalhadoras de terrenos baldios para a construção de suas casas.
O artigo fala sobre a beleza dos movimentos dos capoeiristas e das capoeiristas discípul@s de Mestre Waldemar da Paixão dentro do jogo da roda e sobre a musicalidade presente no terreiro deste grande Mestre da arte da Capoeira.
É muito interessante o olhar de uma musicóloga militante do Partido Comunista sobre a manifestação legítima da cultura popular como forma de resistência e de construção de identidade comunitária. A autora do artigo mostra-se muito maravilhada com a espontaneidade presente tanto nos jogadores e jogadoras quando nos tocadores e tocadoras, expressando uma opinião de contraponto muito forte quando pensa a manifestação cultural popular em relação a erudita.
Recomendo a leitura deste artigo.
Para baixá-lo clique aqui

Nenhum comentário: