Capoeira é a Distorção no Movimento da Parada!

domingo, 17 de maio de 2009

Entrevista com Mestre Pastinha : É luta, é dança, é capoeira!

"É sempre assim: o trabalho é do feio pro bonito comer!"

Entrevista feita com Mestre Pastinha para a revista Realidade. A revista foi lançada no ano de 1966 e a entrevista saiu no ano de 1967. Segundo informações da Wikipedia " [A revista] Era caracterizada por uma abordagem mais criativa e ousada, com matérias em primeira pessoa, fotos que deixavam perceber a existência do fotógrafo e design gráfico pouco tradicional. Circulou até Janeiro de 1976 e se destacava por deixar o repórter viver a matéria por um mês ou mais até a publicação." A revista foi definida pelo jornalista Bernardo Kucinski como "Reportagem Social".
A entrevista realizou-se quando Mestre Pastinha já se encontrava cego mas mesmo assim ainda comandava as rodas que aconteciam em sua academia.
No final da entrevista, Mestre Pastinha diz que seus alunos e alunas estavam juntando dinheiro para fazer uma operação em suas vistas para que ele recuperasse a visão. Não sei se a operação foi realmente feita ou não.
O texto também fala sobre três estilos de capoeira que existiam na Bahia nessa época: A capoeira angola, a regional baiana e a capoeira estilizada.

O repórter responsável pela matéria foi Roberto Freire. Um ponto de destaque é que ele tinha interesse direto na matéria pois desenvolvia um trabalho terapêutico chamado de soma que utilizava o corpo como forma de se trabalhar os traumas causados pelas relações exploratórias do sistema capitalista. O trabalho de corporalidade em sua terapêutica utilizava muitos elementos da capoeira angola.

Vale a pena dar uma conferida no material

para baixar a entrevista clique aqui

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Realidade_(revista)

Nenhum comentário: