Capoeira é a Distorção no Movimento da Parada!

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Manduca da Praia!!!

"Faca de Tucum não matô minha navalha
Faca de Tucum não matô minha navalha
Era Manduca da Praia
Era Manduca da Praia"

Manduca da Praia, foi conhecido e temido pela policia e pelos proprios capoeiristas. Auto, forte de barba e cabelos ruivos, viveu por volta de 1850, demonstrando superioridade a todos os capoeiristas daquela época no Rio de Janeiro, mesmo sendo uma época em que viveram terriveis capoeiristas como por exemplo: Aleixo Açougueiro, Quebra Coco, Pedro Cobra, Bem-te-vi, Mamede e muitos outros.Desde cedo Manduca ja demonstrava agilidade saltando touros bravos, como também, no uso do punhal, da navalha e do petropolis, que é uma comprida bengala de madeira-de-lei, companheira quase que inseparavel de Manduca e de todos os valentões da época.Também se destacando na malicia do soco, da banda e da rasteira, entre varias outras coisas. No entanto, se destacava dos outros pela sua frieza e calculismo, da inteligencia que possuia em comparação aos seus companheiros (rufiões, gigolos, valentžes etc.).Manduca era um capoeirista por conta propria, pois naquela época a capoeira, era muito perseguida pela policia e, para se ser capoeirista era mais seguro e racional, fazer parte de alguma gang, sendo que as mais fortes, eram os Nagos e os Guaiamus, que eram as que comandavam o Rio de Janeiro naquela época, bem semelhante as gangs do tráfico de hoje em dia. Porem o Manduca queria muito mais do que fazer parte de uma gang, coisa que poderia lhe atrapalhar em seus negocios, pois possuia uma banca de peixe e era guarda-costas de pessoas ilustres e, principalmente politicos. Nas eleições do bairro de São José, pintava o Diabo e, nos esfaqueamentos, ninguém possuia a mesma competencia.
Devido a sua grande influencia, respondeu a 27 processos por lesões corporais leves e graves, e não foi punido por nem um, saindo-se totalmente ileso. Manduca ainda se tornou mais celebre, com a chegada do deputado portugues Santana que gostava de desafios de briga de rua, que era uma coisa semelhante ao vale tudo de hoje, so que não avia pontos e nem juizes, perdia aquele que fosse a lona ou pedisse arrego, sendo que o ultimo era negado algumas vezes.
Manduca foi então desafiado e foi o grande campeão, deixando Santana abismado com tanta destreza. Apos o combate, os dois sairam abraçados e foram tomar champanhe se tornando grandes amigos. Manduca da Praia era um campeão da Capoeira da época no Rio de Janeiro, uma Capoeira que não possuia musica ou qualquer tipo de instrumentos, era quase que uma briga de rua.
Manduca como dito anteriormente, era alto, claro barba pontuda ruiva e cabelos da mesma cor; nunca deixava de lado o seu casaco comprido e de tecido grosso e, uma corrente de ouro de que pendia o seu relogio também de ouro. Manduca levou uma vida com certas regalias, pois a sua banca de peixe, era um negocio que lhe rendia bons lucros.

Mandinguero era Manduca da praia


lê , lê , lê , lê , lê , lê , lê , lê , lá , lá , lá
lê , lê , lê , lê , lê , lê , lê , lê , lá , lá , lá

Mandigueiro era Manduca da Praia ( mandingueiro )
Mandigueiro era Manduca da Praia

Começou sua carreira là no Lavadrinho dento de um currau
Com todos diabinhos homens de negócio
da frequesia de Sâo José , tinha uma banca
uma banca de peixe lá no mercado perto do seu zé
Manduca da praia era um homem brigão
um pardo claro um Valantão
feriu muita gente leve e gravemente e
todas as Vezes ele se salvou ( mandingueiro )
Mandigueiro era Manduca da Praia

de andar compassado , olhar confiado caus va temor (mandingueiro)
Mandigueiro era Manduca da Praia

nas eleições de São José ouviu-se gritos e correrias
Manduca na briga com “cinco” Romeiros armados de pau
deu cabeçada gingou deu armada levou uma paulada se desnostreou
desceu na rasteira subiu na ponteira saiu vencedor ( mandingueiro )
Mandigueiro era Manduca da Praia

gesto compra samba de todos processos ele se safou ( mandingueiro )
Mandigueiro era Manduca da Praia

Cidade nova no rio de Janeiro chegou um homem de portugal
um deputado chamado Santana invencivel brigão trocador de pau
prcorou o Manduca o desfiou , Manduca é claro que açeitou
no final desse ponto com muito desconto fiquei sabendo Manduca gahou (mandingueiro)
Mandigueiro era Manduca da Praia

Mandigueiro era Manduca da Praia ( mandingueiro )
Mandigueiro era Manduca da Praia
fontes: http://www.brasilcapoeira.ch/sites/historia_reg_mest.htm#manduca

Nenhum comentário: